No ano de 1847, o francês Pedro Laragnoit se encantou com as terras do Vale do Rio São Lourenço e lá resolveu se estabelecer. Construiu um açude no Ribeirão dos Negros, um engenho de arroz e sua casa. As terras eram muito férteis e a fazenda, que era chamada de “Prainha” logo prosperou. Em 1871 o próspero francês doou dois alqueires de suas terras para a construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores de Prainha.
Já em 1872 era criada a Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Prainha, pela Lei nº35 de 6 de abril daquele ano, e a primeira missa foi celebrada pelo padre Salvador Torello em junho do ano seguinte. O município de Prainha foi criado em 30/11/1930 e, em 1944, seu nome mudou para Miracatu, que em tupi-guarani quer dizer “Terra de Gente Boa”. A Comarca foi criada em 1863 e instalada em 24/06/1967.
Entre os fundadores dessa cidade enfeitada de rios, cachoeiras e montanhas, estão também José Antônio da Silva Leite, João Mendes de Almeida e o Cônego Scipião Goulart Ferreira Junqueira.