Quatro Barras (PR) - História

Estrada da Graciosa

A sinuosa Estrada da Graciosa, que atravessa a Serra do Mar ligando Curitiba a Antonina e Morretes, teve sua origem em uma trilha de indígenas que mariscavam no litoral e na época da colheita do pinhão subiam até o planalto.

Este caminho foi utilizado por aproximadamente 200 anos antes do início da construção da estrada, não só pelos índios, mas também por jesuítas e pelos primeiros colonizadores do Estado, no século XVII.
 


Morro do Anhangava

Situado na localidade de Borda do Campo, próximo ao Caminho do Itupava, o Morro do Anhangava possui 1430 m podendo seu cume ser atingido por uma trilha em meio à densa vegetação. Muito procurado por praticantes de esportes como: vôo livre (asa delta) e pára-quedismo (paragliding), tracking e escaladas, sendo que nesta última, o Anhangava é considerado o melhor campo-escola do Brasil. Anualmente realiza-se ali, no dia 1° de maio, romaria e missa em homenagem ao trabalhador, na capela situada a 900 m de altitude. Dista 11 km do centro de Quatro Barras, sendo que o acesso pode ser feito também por Piraquara.